segunda-feira, 1 de abril de 2013

Memorial Descritivo Helton Linck


Meu nome é Helton Linck, tenho 21 anos moro em Santo Augusto, sou filho de Valter Linck e Janete Fucilini. Trabalho no Supermercado Fama e estudo a noite.
         Estudei na Escola Estadual De Ensino  Fundamental Francisco Andrighetto, desde o maternal até a 8º Série, passei momentos inesquecíveis nessa escola conheci pessoas que nunca imaginei conhecer, muitos foram embora, mas ainda tem alguns que mantemos contato, tenho saudade daquele tempo, da escola dos professores por isso quando tenho um tempo dou uma passada lá para ver o que mudou.

         Quando eu tinha certa idade, tive uma doença chamada Síndrome de Reiter, essa doença ataca as articulações inchando e provocando muita dor. Fiquei um bom tempo sem poder caminhar até começar a me tratar com um doutor de Íjui, Dr Herculis me tratou 4 anos tomando remédio todos os dias, o que mais me marcou durante esse tratamento é que o doutor cogitou a  possibilidade de que eu nunca mais poderia jogar bola ou praticar qualquer esporte, foi complicado ter que aprender a conviver com essa realidade, passou certo tempo que fui deixando de tomar os remédios  e passei a tomar vários tipos de chá, e comecei a praticar esporte lentamente até poder jogar o futebol que eu tanto gostava.


         Após me formar no ensino fundamental, resolvi fazer a prova do Técnico em Agropecuária de Frederico Westphalen onde fui aprovado, no começo não queria ficar de nem um jeito, mas com o passar do tempo fui me acostumando com a lugar com as pessoas e com o curso, o trote ainda era liberado essa era uma das partes  mais legais de lá  muitos não gostavam, fugiam se escondiam, mas não adiantava uma hora ou outra sempre o  encontravam, conhecia pessoas magníficas, construí uma família nessa escola, amigos, funcionários e  professores espetaculares com muitos deles ainda mantemos contato. Quando conclui o curso, não queria vir embora  foi complicado deixar tudo para traz amigos, mas a vida continua.


         Ao passar 3 meses  fui chamado para servir a Pátria, em Santiago 9º Blog ( Batalhão logístico ), fomos em uma grande quantidade de pessoas daqui de Santo Augusto mas uma parte voltou embora, fiquei interno durante 1 mês e meio, nesse período aconteceu a preparação dos soldados o famoso Período Básico, ao passar esse momento de sugação e sofrimento aluguei um apartamento ai foi o boi com a corda era festa e festa. Nunca vou esquecer do que passei no quartel momentos de alegria, felicidades, ódio, tristeza, mas uma fato que me marcou mesmo foi a perda de um amigo “irmão” em um acidente de moto aqui em minha cidade demorou a cair a ficha, mas é a vida se Deus quis deste jeito quem sou eu pra julga-lo.


         Passei  o ano obrigatório no quartel, e voltei para casa onde prestei vestibular na Faisa e escolhi o curso de Educação Física, no qual fui aprovado e agora estou cursando o  que escolhi, estou adorando o Curso espero que continue assim.


        


        


 


 


 

quarta-feira, 20 de março de 2013

MEMORIAL DESCRITIVO DE LUIZ FELIPE ESCOVAL


        O meu nome é Luiz Felipe Escoval,nasci no dia 31 de outubro de 1989 no hospital Bom Pastor em Santo Augusto. Meu pai se chama Jorge Vanderlei Escoval, caminhoneiro, e minha mãe se chama Odila Ribeiro Escoval, professora, e tenho uma irmã de 12 anos que se chama Viviana.

      Morei até os 7 anos de idade em Coroados, distrito de São Valério do Sul, depois os mudamos para São Valério do Sul cidade onde moro  com minha família até hoje.

      Estudei todo meu Ensino Fundamental na Escola Municipal João XXIII, de Coroados, uma escola muito boa de se estudar, lá fiz muitos amigos, colegas de escola e também amizades dos professores, pessoas que até hoje guardo no meu coração com muito carinho, uma época que passo dizer que fui muito feliz.

      Quando estudei a 8ª série nesta escola foi um ano inesquecível, uma turma de muito coleguismo, verdadeiras amizades que ficaram na lembrança, alguns convivo até hoje mas a maioria tomou seus rumos.

      O Ensino Médio estudei em Guarani das Missões, cursei Técnico Agrícola na escola Estadual Guaramano. Lá foi difícil a adaptação, principalmente no primeiro ano, colégio interno, cheio de normas e regras e eu nunca havia saído de casa, para ficar tempos longe da família, sofri muito, muitas vezes pensei em desistir, mas meus pais não deixavam principalmente minha mãe me incentivava e fazia eu continuar.

      O primeiro ano passou fui aprovado, veio o segundo ano e fui me acostumando com aquele ritmo de estudos aula o dia todo. Fui fazendo amizades e gostando do lugar. Fui aprovado nos três anos e me formei em Técnico em Agropecuária. Lá também fiz amizades que me ajudaram muito no meu crescimento como pessoa.

      O dia da formatura foi muito lindo recordo até hoje com muita emoção.

      Hoje tenho 23 anos de idade e trabalho de dia e à noite estudo, sou o chefe responsável pela Cotrijuí unidade de São Valério do Sul, um trabalho que gosto muito e me dedico o máximo.

      Estudo na Faisa comecei em Ciências contábeis e este ano mudei para Educação Física, sou um jovem feliz, responsável e que também gosto muito de me divertir.

segunda-feira, 18 de março de 2013

PARÓDIA DA MÚSICA "HUMILDE RESIDÊNCIA"



Vou te esperar aqui, só não atendo o telefone porque hoje vou estudar, e eu não vou sair, porque o trabalho é pra hoje tenho que solucionar e depois concluir, quero sempre sair na frente mesmo tendo que soar, tenho que concluir solucionar os meus problemas.
Vou trabalhar para adquirir  experiência e ser um bom professor, mas eu te peço só um pouquinho de persisitêcia o curso é complicado e tenho que ter amor...laiá laiá..lá lá lá...

Ana Paula, Carmem, Katiéli, Jardel, Mari, Thiarles e Raquel...bjss Prof. Lu.

Paródia Epitáfio - Titãs


 

Devia ter estudado mais

Me dedicado mais

Ter feito acontecer

Devia ter arriscado mais e até errado mais

Ter feito o que aprendi a fazer

Queria ter aceitado, as pessoas como elas são

Pois cada um tem o seu jeito, isso é inclusão...

 

O aluno vai se surpreender

Enquanto eu estiver envolvido

O aluno vai se surpreender

Enquanto eu estiver envolvido...

 

Devia ter acreditado mais

Trabalhado mais

E ver o aluno se impor

Devia ter me dedicado mais

Persistido mais

Pra ser um bom Professor

 

Educação Física  - 1° semestre / 04/03/2012

Alunos: Michele, Ana Claudia, Helton, Josiani, Willian, Luiz e Juliano.

Professora: Luciane Sippert

MEMORIAL DESCRITIVO TATIELI PRADO PEREIRA


                 RELEMBRANDO O PASSADO

Dezoito anos atrás... Minha infância, minha juventude, criada no meio rural, eu Tatieli Prado Pereira, meu pai Vitório Fortunato Pereira, minha mãe Maria Jussara Prado e meus irmãos, Joel, Micheli e Tatiani, meu pai agricultor e minha mãe dona do lar.                                

   Nasci em Santo Augusto e aos dois anos de idade fui para o interior onde passei a melhor parte da minha vida, não existe nada melhor do que viver em um lugar tranquilo e quieto como no meio rural. Foi lá onde cresci, me diverti e brinquei muito quando pequena, com meus irmãos e meus primos, foi onde também conheci meus colegas e amigos da escola, foi onde me criei, tempo que com certeza não voltará mais e que só as lembranças ficaram em nossos corações ,lembranças que jamais vou esquecer.      

         Momentos em que só a lembrança da e inesquecível querida vó Senhorinha ficaram nos corações de todos os netos que ela praticamente ajudou a criar. Com certeza são lembranças que nem o tempo apagará.

        São lembranças que eu queria que voltasse a ser uma realidade que vivemos anos atrás.

 

MEMORIAL DESCRITIVO TIAGO JORGE BECKER


Sou Tiago Jorge Becker, nasci na Cidade de São Martinho no ano de 1986, sou filho de Jorge e Margarida Becker, sou o caçula da família tendo apenas um único irmão mais velho com mais ou menos três anos de diferença. Como quase todo criança, aprontei poucas e boas e é claro, como toda criança levada, levei muita chinelada. Já com seis anos de idade, ingressei na 1ª serie do Ensino Fundamental, no Colégio da Localidade de Esquina Napoleão situada no interior do Município. Ali frequentei até concluir a 4ª serie - detalhe, pelo pequeno numero de alunos em cada serie, e por se tratar de um colégio de interior, todos os alunos da 1ª á 4ª series estudavam em uma única sala e com um único professor. Por se tratar de um colégio com poucos recursos didáticos, ali, era oferecido estudo só até a 4ª série e em virtude disso, meus pais me matricularam no colégio Particular Padre Antonio Michel, esse situado na Zona Urbana, na época, ministrado por Freiras, porem mais tarde tornou-se um Colégio Municipal. Ali permaneci até a conclusão da 8ª serie e por se tratar de um colégio com instrução de 1º grau, ingressei no primeiro ano do 2º grau, no Colégio Estadual. Ali, conclui o Ensino Médio no ano de 2003.

Durante essa longa jornada de idas e vindas ao colégio, nas horas vagas acompanhava meu pai e meu irmão nos afazeres da lavoura. “Aprendi a respeitar as mais diversas diferenças do ser humano, ás vezes com conversas, outras com algumas ‘chineladas educativas”, que alias, “não mata ninguém”. Após completar os 18 anos, no ano de 2005,  fui recrutado para prestar serviço obrigatório no Exercito Brasileiro na Cidade de Santiago, digo obrigatório, pois realmente fui obrigado a ficar contra minha vontade. Nesta cidade  permaneci até Janeiro de 2006 e não foi fácil, não!, passei por situações que nunca havia imaginado que conseguiria superar, principalmente por ter o “cordão umbilical” rompido. Ao termino dessa etapa, voltei novamente a minha terra natal, porem não fiquei muito tempo. Após algumas etapas do Concurso Publico da Brigada Militar para o cargo de Policial Militar Temporário, em primeiro de Abril iniciei o curso de formação PM com duração de 400 h/aula, na cidade de Alvorada, na Região Metropolitana. Já em Junho, do mesmo ano, após o termino do curso, fui destacado para o Município de Canoas, no 15º BPM. Ali, trabalhei no setor de gerenciamento de ocorrências, onde recebíamos as ocorrências e destinávamos as Viaturas conforme necessidade  e disponibilidade.

Por se tratar de PMT, que são apenas três anos na função, em Junho de 2009 encerrou os três anos, porem, com a abertura de um novo concurso Publico da BM, no começo de 2009, surgiu uma nova oportunidade. Realizei novamente o concurso, passei todas as etapas previstas e em Outubro de 2009, fui convocado a frequentar o Curso de Formação Policial Militar na cidade de Três Passos.

Após longos sete meses de intensivo e suado treinamento, já no ano de 2010, a tão esperada formatura foi realizada. Em virtude de alguns critérios internos, fui destinado a trabalhar no Município de Vista Gaucha. Onde exerço minha função como PM até a presente data.

Ao decorrer dos meses, dentre as oportunidades de conhecimentos, já em 2012, me deparei com duas oportunidades, uma foi a de realizar o Curso de Instrutor de Trânsito, onde realizei na Universidade UNIJUI, na Cidade de Três Passos, e a outra, foi a noticia de, após realizar prova do Enem no final de 2011, ter sido contemplado com 50% de bolsa de estudos para Licenciatura em Educação Física, na Faculdade FAISA, em Santo Augusto.  

 

 

 

 

 

 

 

MEMORIAL DESCRITIVO MICHELE CAROLINE PFEIFFER


Sou Michele Caroline Pfeiffer, a filha caçula de Edison Pfeiffer e Maria Hilda Pfeiffer. Meu pai é descendente Alemão e minha mãe descendente Brasileira. Nenhum deles chegou a completar o ensino fundamental, mas são pessoas que sempre incentivaram eu e minha irmã Aline a estudar.

Resido na cidade de Santo Augusto desde que nasci, no momento não estou trabalhando, tenho muitos sonhos e um deles é ser Fisioterapeuta.

Sempre estudei em Escola pública. Frequentei a pré-escola, por dois anos e com 5 anos ingressei na primeira série. Recordo que tive muita facilidade para aprender a ler e escrever. Com 14 anos comecei a cursar o Curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto, onde tive muitas oportunidades, uma delas foi de ser bolsista, portando desenvolvi diversos projetos os quais me proporcionaram novos conhecimentos e diversas viagens de estudo. No Instituto também participava do time de futsal, onde pude participar de diversas competições, muitas delas conseguindo o primeiro lugar. Conclui o curso no ano de 2012. Hoje, com 17 anos estou cursando o primeiro semestre do Curso de Educação Física, pela Faísa Faculdades.

Amo demais estar com minha família, adoro festa, estar com os amigos e praticar esporte!

MEMORIAL DESCRITIVO CARMEM SUÉLI MACHADO PEREIRA


       Sou Carmem Suéli Machado Pereira, tenho 27 anos, sou filha de Artur da Silva Pereira e Tereza de Fatima Machado Pereira, tenho uma irmã e dois irmãos. Trabalho na Agropecuária Zamboni LTDA à oito meses.

      Estudei  na Escola Antonio Liberato o Ensino Fundamental e o Ensino Medio na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto  mais conhecida como Ginásio.

     Sempre gostei muito de esportes pois cresci em uma família onde todos praticam esportes e gostam muito, quando pequena queria ser jogadora de futebol pois meu pai tem uma escolinha de futsal no bairro onde moramos à dezessete anos,  meu irmão teve a oportunidade de estar jogando no Grêmio e no Inter Juvenil de Porto Alegre , no São Luiz de Ijuí e mais outros clubes que não lembro no momento.

    Na escola sempre era a primeira na lista pra estar presente  em eventos, torneios que envolviam esportes, mesmo não sabendo jogar mas marcava presença igual. Em casa guardo recordações desse tempo, como medalhas, troféus, fotos que ganhávamos quando saímos campeãs  era muito divertido.

    E hoje curso Educação Física na Faisa Faculdade, curso muito legal, divertido colegas e professores notas dez.  Estou gostando muito tenho certeza que todos estão vou me esforçar aprender ser uma boa aluna.

MEMORIAL DESCRITIVO JOSIANI LIDINEIA BUENO


   Meu nome é Josiani Lidineia Bueno, tenho 20 anos de idade, nasci no dia 21 de outubro de 1992,no hospital de caridade de Três Passos às 21:30 horas, pesando 3,550kg e medindo 55cm,sou a terceira filha de uma família de quatro irmãos.

   Sou filha de Valdir de Almeida Bueno e Marta Rosane de Almeida Bueno. Meu pai é de nacionalidade Brasileira e natural de São Valério do Sul, filho de Julio Mariano Bueno e Iracema de Almeida Bueno, é o quinto filho de uma família de doze irmãos, nascido no dia 10 de fevereiro de 1963. No ano de 1970 toda sua família se mudou para Lajeado dos Indios, interior do município de Tiradentes do Sul.

   Minha mãe é de nacionalidade Alemã e natural de Tiradentes do Sul, filha de José Pavlack de Almeida e Reni Vargas de Almeida, é a primeira filha de uma família de dois irmãos, nascida no dia 11 de outubro de 1967.

   Meus pais se casaram no dia 11 de outubro de 1982, no dia em que minha mãe completava 15 anos de idade. Desta união que já perdura por 31 anos, nasceram quatro filhos.

   Liziane Odinéia Bueno, nascida no dia 15 de setembro de 1984, hoje com 28 anos de idade,c asada com Anderson Luis Gerardht, mãe de quatro filhos, Kenidy Anderson Gerardht,kemily Atiely Gerardht,Kassiano Luis Gerardht e kassiane luisa Gerardht, residente em Nova Bassano.

   Elizandro Odirlei Bueno, nascido no dia 13 de setembro de 1986,hoje com 26 anos de idade, casado com Micheli Tatiane Ulsenheimer,pai de uma filha,Isabeli Vitória Bueno,e residente em Linha Lajeado Bugre,interior de Tiradentes do Sul.

   Josiéli Lidionéia Bueno, nascida no dia 02 de agosto de 2001,hoje com 11 anos de idade, atualmente morando com meus pais.

    Eu morei em casa até meus 15 anos de idade, quando resolvi ir para Porto Alegre estudar em um Colégio de Irmãs, como a experiência não deu muito certo acabei voltando três meses depois.

    Depois que voltei comecei a trabalhar no Cartório da cidade pela parte da tarde e pela parte da manhã estudava. Alguns meses depois comecei a trabalhar na Rodoviária, aí trabalhava durante o dia e estudava á noite.

     Me formei no ano de 2009, mesmo ano em que conheci meu esposo Paulo Juares Urnau, nascido no dia 27 de março de 1988, de nacionalidade Alemã e natural de Lajeado Bonito, interior de Tiradentes do Sul.

    Fazem três anos que moramos em Três Passos, ele trabalha na empresa Eletrônica Debus, de Eletrotécnico, e eu trabalho em uma sorveteria de noite, exceto duas noites que tenho aula do curso de Licenciatura em Educação Física, que curso o primeiro semestre em Santo Augusto na Faísa.

    Posso dizer que sou uma pessoa muito feliz, agradeço a Deus todos os dias pela família maravilhosa que possuo, e pelas pessoas maravilhosas que fazem parte de minha vida. Essa é minha história.               

 

MEMORIAL RAQUEL RODRIGUES DA SILVA


Eu sou Raquel Rodrigues da Silva, tenho 17 anos, sou alegre, risonha dependendo a situação, às vezes sou tímida e sensível (por mais que não pareça..kk), gosto de expor minhas ideias, AAMMMOOO escrever, pois, além de amar EDF, amo PORTUGUÊS.

Sou evangélica, professora da EDIBI(escolinha bíblica da igreja batista independente), amo cantar, canto na igreja desde os  6 anos de idade, gosto de coreografia, e de inventar, interagir, ser parceira em todas, exceto algumas que não me convém.

Já trabalhei como estagiária, em uma escola infantil, e meu esporte favorito é futsal, e como se percebe, amo ensinar o que sei.

Trabalho desde os 11 anos, já  limpei muuuuuito, trabalhei numa Lancheria, amo cozinhar, e amo tudo o que faço, sou muito esforçada, dedicada e procuro ser muito responsável.

Essa é um pouco da minha história.

MEMORIAL DESCRITIVO JULIANO EMILIO RIBEIRO


Meu nome é JULIANO EMILIO RIBEIRO, nasci no dia 04 de setembro de 1986. Natural de Santo Augusto, cresci  no interior da cidade de São Valério do Sul. Filho de João Ribeiro e Lucia Judite Kondra Ribeiro.

O ensino fundamental estudei na escola Estadual de 1º grau São Valério, onde me recordo de momentos marcantes como os primeiros dias de aula, primeira professora, do transporte que nos levava até a escola e dos amigos que no decorrer do dia a dia das aulas a gente adquiria.

Com finalidade de ter uma boa formação tanto como pessoa como intelectualmente, fui estudar na Escola Rainha dos Apóstolos, em Vale Veneto, distrito de Santa Maria. Foi um momento muito diferente, pois seria o primeiro momento em que moraria fora de casa, longe da família. Com o passar dos dias fui me acostumando e tudo se tornou natural, claro que às vezes batia uma saudade de casa, mas sabia da importância dos estudos com professores com alto grau de conhecimento que a escola disponha.

No mês de julho de 2003 voltei para casa e passei a estudar na Escola Estadual  de 1º e 2º grau São Martinho, onde me formei no final deste mesmo ano. Após a formatura prestei vestibular na UNIJUI, Para Informática – Sistemas de informações, onde fiz dois semestres e por condições financeiras acabei desistindo. Fiz vestibular para concorrer a uma vaga no curso Técnico em Agropecuária em Guarani das Missões, obtendo sucesso tanto no vestibular quanto no curso.

Neste curso Técnico me identifiquei, pois já morava no interior e dominava um pouco os assuntos. Na parte final, próximo do estagio fui selecionado por uma empresa da Bahia, onde assumi o desafio de viajar quase 3 mil km para realizá-lo. Foram quase 6 meses de estagio na Fazenda Irmãos Walker, em São Desiderio-BA, na qual fui convidado a trabalhar junto a empresa, mas por causa da distancia da família optei por retornar ao Sul.

Depois de formado, cerca de 6 meses depois de retornar da Bahia, fui convidado a trabalhar junto a prefeitura Municipal de São Valerio do Sul, onde continuo trabalhando até hoje. Neste trabalho fui desafiado varias vezes, assumindo sempre com  muita responsabilidade todos estes desafios. Em Novembro de 2011 fui convidado a ser SECRETARIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE do município. Este foi um momento muito importante e desafiador, pois com 25 anos de idade estava pela primeira vez sendo responsável por um setor publico, tendo que conduzir e organizar os trabalhos e projetos desta.

Assumi sem medo este desafio e este ano depois de três dias afastado do cargo, afastamento devido a troca de prefeito, no dia 4 de janeiro de 2013 reassumi o cargo de SECRETARIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, com novos projetos, novas idéias, mas com mesma determinação e  responsabilidade de antes.

No ano de 2013 também comecei a fazer uma coisa com a qual estou me identificando muito, estou cursando Educação Física na Faisa faculdades. Esportes sempre chamaram atenção em mim e agora que estou tendo esta oportunidade vou levar muito a sério para assim obter o tão almejado sucesso profissional nesta área.

 

 

MEMORIAL DESCRITIVO ANA PAULA FERNANDES RODRIGUES


Eu me chamo Ana Paula Fernandes Rodrigues, nasci no dia 12 de abril, e resido no município de Redentora.

Durante minha infância, morei no interior do município , (Sitio Biron) onde lá estudei até o 4º ano, em uma escola municipal, simples, pequena, com poucos alunos, e muito poucos recursos, mas as aulas eram sempre boas e divertidas . Lembro-me de que a professora era quem realizava a merenda na escola, muitas vezes, atendendo até duas turmas ao mesmo tempo, sem contar a realização de higiene e limpeza na escola, onde ajudávamos nessas atividades.Minhas lembranças sempre serão guardadas na memória, pois foi uma etapa maravilhosa em minha vida...

Tive a orientação e acompanhamento de apenas uma professora nesta fase, a qual era responsável por todas as disciplinas, inclusive Educação Física. Durante as diversificadas atividades lúdicas  realizadas nessas aulas, (práticas), eram na maioria das vezes entre as meninas, pois os meninos da turma, jogavam futebol. Havia muito pouca integração entre meninos e meninas nas brincadeiras, afinal, nunca tivemos um acompanhamento de um professor específico, sendo que na maoir parte desse tempo, nem o acompanhamento da professora tínhamos, e acredito que muitas coisas em relação as aulas não mudaram até hoje.

Depois, do 5º ano ao 3º ano do segundo grau, mudei-me para uma escola estadual, a qual era maior, professores mais qualificados, específicos para cada disciplina, realidade muito diferente da primeira. Tive uma experiência muito boa nesta escola, a qual disponibilizava de mais recursos, e em consequência disso, as aulas tornavam-se mais atrativas e produtivas.

Sempre gostei de atividades esportivas, e essa foi uma das razões pela qual optei por fazer o curso de Educação Física, e também porque quero fazer a minha parte, como docente, ao atuar na área, abranger as diversas modalidades da discíplina, diversificar as aulas e  torná-las atrativas, para que cada vez mais o aluno goste da discíplina.




MEMORIAL DESCRITIVO WILLIAM STRÜCKER


Meu nome é William Strücker, nasci no dia 06 de Agosto de 1995 na cidade de Chiapetta-RS onde resido até hoje. Sou filho de Wilson Strücker e Arminda Inês Strücker. Meu pai é de origem alemã, minha mãe é de origem portuguesa e italiana, ambos são funcionários públicos municipais e nas horas vagas e finais de semana trabalham como fotógrafos, também organizam e ornamentam pequenos eventos, como aniversários, casamentos e formaturas. Meu pai tem ensino médio incompleto e minha mãe e formada em pedagogia pela UNIASELVI e pós-graduada em gestão escolar pela FAI-FACULDADES. Meus pais casaram em São Martinho-RS no ano de 1987 e foram morar em Formoso-MG, onde permaneceram por três anos. Lá no ano de 1988 nasceu meu irmão mais velho, então no ano de 1990, voltaram para o Rio Grande do Sul, fixando residência em Chiapetta, onde residimos. No ano de 1993 nasceu minha irmã e quando ela estava com 2 anos e 4 meses eu cheguei.

Como sou o mais novo de três filhos recebi muito incentivo para o estudo, igualmente meu irmão e minha irmã. Mesmo antes de aprender ler palavras já tentavam ler imagens, pois muitas vezes pegava os livros de literatura infantil com desenhos, e contava a história. Quando era criança desde muito pequeno já participava de peças teatrais e corais de crianças na igreja, os quais acredito que muito me ajudaram na minha formação, pois até hoje gosto muito de teatros.

Com 5 anos comecei a freqüentar o Pré-escolar Nível I, antigo Jardim de Infância, lembro-me pouco, praticamente nada desse período. No ano seguinte passei a freqüentar o Nível II. A professora era muito legal e dinâmica sempre desafiava-nos a aprender coisas novas. Foi um ano muito marcante para mim, pois perdi o meu melhor amigo na época vitima do câncer. No outro ano comecei a primeira série do ensino fundamental, na Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta. Aquele ano minha turma sofreu muito com a troca de professoras, mas uma me marcou muito as aulas dela eram muito boas, ela me incentivava a ler e eu buscava aprender.

No ano seguinte já alfabetizado, lia fluentemente e diferente da primeira serie que me marcou pelas aprendizagens, esse ano foi marcado pelas amizades que fiz e muitas delas preservo até hoje. A terceira série também foi um ano incrível, nesse ano a professora trazia teatros e músicas entre outros. Na quarta série nossa turma foi dividida e acabei não sendo colega dos meus amigos, mas resultou em novas amizades, apesar de não serem tão intensas quanto as dos os outros anos, tínhamos duas professoras naquele ano, metade das matérias para uma e metade para outra, uma das professoras era legal, a outra nem tanto. Não teve nada de muito marcante naquele ano.

Na 5ª série passei a estudar no turno da manhã, e voltei a ser colega de todos os meus amigos, foi um ano marcado por muitas idas a diretoria da escola, pois eu particularmente não gostava/gosto de um professor de matemática, e ele não se empenhava em tentar me ensinar, basicamente não explicava o conteúdo quando eu pedia, então muitas vezes, eu pedia para aos colegas fazerem a pergunta para ele repetir a explicação.

A 6ª série foi um ano muito triste para mim pois novamente fui afastado dos meus colegas, creio que tenha sido pela vontade da diretoria da escola, passei a estudar com os alunos “problemáticos” ou repetentes, passei de ano, mas pela primeira vez na vida tirei uma nota vermelha. Na 7ª série muitos dos meus amigos voltaram a ser meus colegas, foi um ano muito marcante para mim confesso que mais pelas bagunças de que pelo conteúdo aprendido. Na 8ª série continuei sendo colegas dos meus amigos com exceção de um ou outro. Naquele ano também foi feita muito folia por mim e por meus amigos, mas o que foi marcante foi meu alto desempenho em matemática gabaritando todas as provas dos dois últimos trimestres.

O primeiro e o segundo ano do ensino médio foram praticamente da mesma maneira, eu estudava pouco, mas passava com muita facilidade. O terceiro ano foi o ano em que eu decidi que eu queria fazer engenharia civil, não sei se é porque é algo muito recente, mas esse ano foi marcante. Nossa formatura foi muito esperada e planejamos desde o início do ano todos os detalhes. Sabíamos que esse seria o último dos muitos anos, em que fomos colegas de aula e que cada um daria um rumo diferente as suas vidas. Infelizmente nossa formatura não saiu como planejada, houve uns incidentes que marcaram de forma negativa nossa despedida.

No começo deste ano passei a trabalhar ativamente no nosso Studio, pois sempre ajudava, mas nunca tinha sido responsável por ele. Na faculdade eu estava matriculado para engenharia civil na UNIJUI, mas pelo elevado preço eu e meus pais optamos por trocar para outro curso, a FAISA era a oportunidade perfeita, então fiz a matricula para Educação Física, pois, apesar de nunca ter sido muito bom em esporte algum sempre fui apaixonado pelo esporte. Amor este que sonho um dia conseguir passar para meus futuros alunos.

MEMORIAL TIARLES SCHMALZ


   Vou falar um pouco de mim e da minha vida. Meu nome é Tiarles Schmalz tenho 23 anos sou irmão de Taize Schmalz que eu chamo de Taia e filho de Luiz e Rosa Schmalz, que são  a minha fortaleza, “a FAMILIA” essa sempre  vais ser base de tudo. Ingressei na vida escolar aos 7 anos de idade na Escola Estadual  de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida em Sede Nova – RS onde moro até hoje. Durante o ensino médio e fundamental sempre participei de jogos e competições escolares em um ano ficando até campeão na categoria mirim modalidade futsal. (jergs).

    Sempre que tinha alguma coisa relacionada a dança gauchesca ou qualquer outro tipo, eu sempre estava junto. Cresci e aprendi com o esporte a importância da competição na vida, a importância de saber come é  bom  o gosto da vitória, respeitar o adversário, e também como é perder sem desanimar e sempre tentar outra vez.

    Ao 14 anos fique sabendo que que minha irmã estava gravida, eu iria ganhar um sobrinho, fiquei muito feliz, meu cunhado também, nem falei dele mas ele é o Diego, pessoa que eu gosto muito e me acerto bem; nasceu o Bruno, criança adorável que amo muito. Já mais na adolescência sempre gostei de rodeios, tinha até cavalos. Mas isso não durou muito, na verdade  acabei descobrindo que gostava mais era de velocidade,  motos, mais ou menos nessa época eu abri uma lavagem de carros, lembro até hoje o nome “Lavacar do Sibika”, com muito esforço e trabalho fiz a minha carteira de motorista aos 18  anos, aos 19 fiz um curso de cabeleireiro com muita insistência da minha mãe, mas gostei muito, lembrando que desde os 8 anos eu ajudo meu pai na estofaria, até hoje eu trabalho nessa profissão, comprei minha primeira moto, esta uma moto de rua, ai fui trocando, até chegar no carro que tenho hoje.

    Conheci a Giési, me encantei por ela, namoramos por três anos, construímos uma casa, foi quando comprei minha primeira moto de motocross  “minha paixão”, realizei um sonho que a muitos anos tinha, comecei a competir e ganhei alguns troféus ai sim o sonho estava completo. Estou morando com a Gi, muito feliz por sinal. Infelizmente nem tudo na vida é para sempre, quando parecia que tudo na vida estava se encaminhando bem perdi a minha vó, foi muito difícil, ela era uma pessoa que eu admirava, sinto muito a falta dela.

   Comecei a faculdade de educação física na Faisa, curso que eu nem sonhava em fazer, mas  sabe que estou gostando. Essa em um pouco da minha historia de vida, não com muitos detalhes mas com alguns fatos que me recordo bem, agora espero me formar e ser um bom profissional e ensinar muita garotada por aí.

 

MEMORIAL CAROLINA RODRIGUES DA VEIGA

 


Eu sou Carolina Rodrigues da Veiga tenho 19 anos. Nasci no dia 06/03/1994 no Hospital Bom Pastor, em Santo Augusto.
Sou filha de Gilberto e Neuza, quem cuidava de mim antes de eu ter idade de frequentar à escola eram meus avós paternos porque meus pais trabalhavam.
Aos 5 anos comecei ir a escola no jardim de infância no colégio Senador Alberto Pasqualini CIEP, o qual só sai depois da Formatura do 3° do Ensino Médio. Minha professora preferida no jardim de infância era a professora Clara, mas o meu xodó sempre foi a professora Juliane de Educação Física eu adorava às aulas dela porque sempre gostei de praticar esportes, tinha umas professoras que não éramos muito amigas que não vou citar nomes, mas no geral gostava de todas. Também vou lembrar das tias da escola, os secretários e em geral a Joana sempre querida comigo.
Enfim, essa sou eu Carolina e estou cursando Educação Física na Faisa Faculdades.

CRIAÇÃO DO BLOG

Este blog foi criado com a finalidade de oportunizar a veiculação de informações sobre o Curso de Educação Física da FAISA FACULDADES - Turma de 2013, na disciplina de Experiência Docente I, com a professora Luciane Sippert.